Sobre Wikis
flickr:2689399786

O mais conhecido wiki é, sem dúvida, a Wikipédia. Ela que vem sendo elaborada por milhares de pessoas, com artigos em 229 línguas, dos mais variados pontos do planeta. A cada dia novos verbetes sobre lugares, pessoas, objetos, arte, esportes, fatos históricos e muitos outros temas são incluídos nessa imensa enciclopédia virtual.
A expressão "wiki wiki" significa, no idioma havaiano, "muito rápido" e em maori Wiki significa "fim-de-semana".

O primeiro wiki foi criado, em 1995, por Ward Cunningham que procurava uma ferramenta de autoria, fácil de se usar, que estimulasse as pessoas a criar e publicar na web.
O sucesso da Wikipédia acabou por estimular a criação de outros repositórios como o Wikicionário, o Wikiquote, o Wikispecies, o Wikinoticias.

Assim como os blogs, os wikis passaram a ser utilizados por diferentes áreas. Grandes corporações, como por exemplo a Disney e o McDonald's, começaram a usar os wikis para gerenciar documentos e informações. É uma forma fácil de trabalhar de forma colaborativa, de armazenar e compartilhar informação.

flickr:2689410538

Na educação, escolas começam a usar os wikis para projetos colaborativos, para criar repositórios de recursos pedagógicos, construir o site da escola. Um bom exemplo de uso educacional do wiki é o do Projeto Amora. Desde 1996 páginas de web eram usadas para publicar todo o desenvolvimento das atividades de pesquisa dos diferentes grupos de alunos e que agora o faz utilizando wikis para a elaboração dessas páginas e que podem ser visitados em Projetos de Aprendizagem Turma 81 e Projetos de Aprendizagem Turma 82.
Um outro exemplo, ainda que em fase inicial de desenvolvimento, do uso do wiki para fins educacionais é o edu 2.0 onde estamos armazenando e compartilhando recursos da chamada web 2.0. Esses recursos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação podem ser utilizados em atividades e projetos das escolas. É importante ressaltar que os wikis são parte da chamada web 2.0 onde o criar, compartilhar, aprender uns com os outros são atitudes comuns aos usuários.

Existem mais de 100 diferentes programas de wikis e a grande maioria deles é gratuito e tem código aberto. Isso quer dizer que você pode instalá-los sem custos em um servidor. Para quem não tem um domínio próprio, há diversos os sites gratuitos, os "celeiros wiki" ou "farm wiki", que hospedam programas de wikis e basta se cadastrar em um deles para criar um wiki.

O administrador do wiki criado pode determinar se o wiki será publico ou privado1, cadastrar/ou enviar convites para que outras pessoas participem do trabalho, determinar o que cada participante terá direito a fazer (apenas ler e editar? administrar? deletar páginas? criar outras?)

De forma geral, em cada página de um wiki há um link com a palavra "edit" ou "editar". Ao clicar nesse link, o participante tem acesso ao editor de textos do wiki e aos códigos da página. Esses códigos são simples e variam muito pouco de um programa de wiki para outro.
Cada página tem também um outro link bastante interessante: o histórico da página. Por ele se pode saber quando e quem modificou a página e quais foram as modificações efetuadas.
A possibilidade de se habilitar o recurso comentários é um ponto positivo. Assim como nos blogs, os comentários podem ser uma ferramenta interessante para a conversação entre os participantes do wiki e seus visitantes.
Vale destacar que nas páginas do wiki é possível inserir imagens, vídeos, mapas conceituais e mentais, músicas e podcasts, testes/exercícios e jogos elaborados com outros softwares como o HotPotatoes, apresentações de slides.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License